quarta-feira, 18 de maio de 2011



O post de hoje é dedicado pra todos que como euzinha, às vezes sem querer querendo, acabam fazendo uma baguncinha nada básica no armário, ou por não achar alguma peça que sabia que deveria estar ali (e na hr de sair some), ou por estar com pressa atrasada e não ter tempo pra ficar procurando..bem um closet, armário, guarda-roupa,roupeiro, como queiram definir seu espaço de roupas, bem organizado ajuda e MUITO o dia-a-dia.
Então vamos lá, pesquisei no nosso querido Google e lá encontrei várias dicas úteis para utilizarmos, fiz uma miscelânea das dicas que considerei mais importantes, fique a vontade e aproveitem!
Beijinhos pra quem passa :*
ps: partes em itálico são dicas minhas!!!
- A organização do guarda-roupa pode ser feita uma vez por mês.
Ao organizar você pode verificar se aquela peça que há tempos não usa, combina com outras opções de looks, variar as combinações ajuda a tirar aquela impressão de que nunca tem roupa. (sentimento este difícil de ser domado, EU SEI)
- Separe as roupas por ocasião (social, esporte, ginástica), estação (inverno e verão), tamanho e cor.
- Peças de algodão e tricôs, peças que são difíceis de amassar podem ser dobradas e postas umas sobre as outras
- Os acessórios como lenços, echarpes, chapéus, cintos e bolsas devem ter um espaço separado na prateleira, mas caso o guarda-roupa seja pequeno demais, pendure-os de forma organizada ou opte por cabideiros específicos.
as bolsas eu costumo deixar num cabide avulso de chão (aqueles compridos que costumam ficar num canto, fora do armári).
- caixas de utilidades ajudam a guardar peças menores como cintos que acompanham as roupas, lenços entre outros acessórios.
- Junte tudo o que estiver manchado, descosturado, rasgado, aqueles sapatos sem a borrachinha do salto, a bolsa que estourou a alça, e avalie: vc gosta muito, muito? Mande arrumar. Já. Se o saco ficar por mais de uma semana na cadeira da sala, doe também. Se não arrumou em uma semana, vc nunca mais vai arrumar.
- Peça que há mais de duas estações você não usa seria ideal passar pra frente, ou quem sabe fazer uma troca entre amigas, ou até mesmo vender em algum brechó (caso esteja em bom estado)
- Para evitar o mau-cheiro, o primeiro passo é tirar tudo do armário e limpá-lo muito bem com um produto específico. (jamais guarde roupas sujas) Depois, você pode colocar antimofos e sachês perfumados. Se você quer evitar o mau cheiro, traças, umidade, mofo nas peças, existem algumas técnicas. Colocar uma folha de louro no armário tira o mau cheiro e absorve umidade ela deve ser trocada de 30 em 30 dias. O cravo da Índia é usado para espantar traças, devido ao seu cheiro. E aquele giz de escola (para quadro negro), também, absorve a umidade. E se você quer sempre um cheiro bom em suas roupas, à dica é que se espalhem sabonetes pelas gavetas e prateleiras.
- Camisas: Colocadas em cabides finos, daqueles de lavanderia, sem esquecer de separá-las por cor, para ajudar na procura e dar uma boa estética ao armário. (dica da Mari: Casacos de um lado, peças mais grossas, e camisas de outro)
- Blazers, ternos e paletós: Devem estar sempre em cabides largos. Por serem peças que ocupam muito espaço, seus botões do meio devem estar sempre fechados, o que dá menos volume a peça. (casaquetos podem ficar juntos em um mesmo cabide, dependendo do tamanho e espessura de cada peça)
- As Camisetas a principio, devem estar separadas em peças de manga curta e longa. Podem ser guardadas tanto dobradas como em cabides, sendo que a segunda opção ocupa muito mais espaço. Aí vai de cada pessoa e de quanto espaço disponível ela tem.
- Separe roupas que costumo usar para o trabalho, pois na correria da semana, ficam mais visíveis e fáceis na hora de montar o look para trabalhar.
- Tecidos mais finos, peles, paetês, sedas enfim tudo que requer cuidado especial merece espacinho especial no armário, quem sabe em sacos apropriados, caixas, gavetas enfim, vai da disponibilidade e do tamanho do seu armário.
- Calças, se forem jeans, por serem bem versáteis podem ser guardadas em rolos, sempre dobrando a calça ao meio antes de enrolar. As demais calças devem ser guardas com a parte de cima, voltada para trás, dessa forma é possível ver as etiquetas, o que facilita a procura.
- Vestidos, os que possuem alças, por escorregarem devido ao movimento, devem ser colocados em cabides que têm ganchos na parte inferior, evitando assim que eles caiam quando forem manuseados e que amassarem.
- Roupas Íntimas: O ideal delas é que sejam guardadas em gavetas, pois facilitam sua visualização. Esta deve ser sempre bem ventilada. (sutiãs com bojos podem ficar em caixas – pode ser aquela de utilidades, ou também as especificas, para não amassar e nem estragar a peça)
Cintos e gravatas: Devem estar sempre enrolados e podem ser guardados tanto em prateleiras quanto em gavetas. As gravatas têm que estar sempre esticadas, para que não se deformem. Por isso é aconselhável que sejam acomodadas em um cabide.
- As malas, por serem utilizadas com menos frequência, são armazenadas normalmente na parte superior do (armário) closet. Dentro delas para economizar o espaço no guarda-roupa, podem ser guardadas as peças de roupa menos usadas, como os item de inverno durante o verão.
- Fotografias e outros objetos para guardar esse tipo de coisa, nada melhor do que caixas, que podem ser colocadas nas prateleiras do seu armário. Existem diversos modelos lindíssimos, dos mais variados materiais e preços.
- Caixas organizadoras de diversos tamanhos, da mesma cor e com etiquetas para facilitar a procura do objeto.
Dica: deixe sempre dois ou três cabides de reserva nos armários, para as roupas novas ou que vêm da lavanderia.
ps: dicas para sapatos vou fazer em um post exclusivo afinal. nossos queridinhos merecem também nossa atenção!!!
 separar por cores
 essa divisória é super para guardar acessórios
 cabide de chão
 caixas mega utilitárias, dá pra guardar sapatos, roupas nao muito usadas, peças ruins pra dobrar..
guardar camisetas em rolinhos economiza espaço 
 cabides muitos cabides, sempre necessário
 assim organizado a visibilidade ajuda na hora de escolher o modelito
 conforme as dicas, separada as peças por cor, modelo..
 como as caixas utilitárias ajudam a organizar melhor
meias

e ai girls, gostaram? se alguém tiver alguma dica também pode contribuir para o post..até mais!

Um comentário:

  1. Olá Mariana!!!Adorei as dicas,e já coloquei em prática,foi difícil mais consegui.hehehehe.obrigada.Tenha uma ótima semana.Bjoss:)Sizy Pagani.

    ResponderExcluir